Languages

sábado, 5 de noviembre de 2016

Allegro ma non troppo: as remadas chave

Numa música, pegando como instrumento exemplo o piano, deve de ser pulsada uma sequência de teclas, na ordem exata e com o tempo justo. Se não, não é que não tem um bom som e sim que machuca  o ouvido. 
Então, uma descida de slalom tem essa necessidade também de pulsar as teclas precisas, que vamos chamar de remadas chave,  para que a descida seja melódica, para que o movimento seja fluido. A diferença com a música é que na canoagem dá para improvisar entre essas teclas. Na música não, tem que ser o certo. Por isso, no análise prévio devemos ressaltar muito bem essas notas no nosso pentagrama, porque são as que não pode perder. As que dadas no momento exato produzem aquela sensação de sintonia, de que tudo flui sozinho. As anteriores servem para preparar essa remada chave. Partituras união da precisão com a improvisação. Quantas vezes a gente 'desafina' numa remada ou manobra?

Allegro, ma non troppo
O tempo da música que seria a decida é o ritmo. Variável e adatado a melodia. É competição, pelo que queremos ir muito rápido, embora existem umas partes que devem ser interpretadas numa velocidade menor para respeitar a fluidez e o movimento. As remadas não podem ser todas colcheias, as vezes precisamos de mínimas para aproveitar melhora a ajuda da água. 

Entender cada instrumento

Falando em água! Toda pista pode ser interpretada diferente, por isso que os atletas tem mais dificuldade em 'tocar' uns canais que outros. É como se entenderam o ritmo da água de jeito diferente. As balizas são uma música que tem de ser tocada sobre um canal. Por isso, os atletas que melhor interiorizam o tempo de cada pista, depois são os que melhor interpretam a música da competição, porque eles se deixam levar pela música. Inspiração para criar.


Exemplo de mestre interpretando:



Allegro ma non troppo: Rápido mas não demais
Tempo: Ritmo da música
Colcheias: Figura músical de duração 1/8
Mínimas: Figura músical de duração 1/2

No hay comentarios:

Publicar un comentario