Languages

miércoles, 9 de diciembre de 2015

Escapar da areia movediça

post anterior, onde eu falava sobre o problema de cair numa espiral de pensamento negativo durante o treinamento (e a vida diária), ficou sem finalizar, sem oferecer uma solução.

Nessas horas precisamos dum botão, tipo o de reset dum computador quando fica sem responder. Umas técnicas que nos ajudem a trazer a atenção de volta no que está acontecendo agora mesmo e não no que já aconteceu e não posso mais solucionar. Ou não ficar pensando no que pode acontecer depois, o que também acontece frequentemente.

Ana Sátila, especialista em focalizar tudo na ação presente


Lendo há uns tempos sobre mindfulness, essa 'filosofía' de atenção plena, recolhi algumas dicas que podem nos ajudar nessas horas, tanto no treinamento como preparando as competições.

  1. Fixar o olhar numa distância a 5 cm dos olhos (tipo cruzando eles). Fazendo isso fica difícil pensar em alguma coisa.
  2. Observar o que temos ao redor, por perto, examinando cada coisa, da nossa esquerda pra direita. A cor das coisas, o que está escrito em alguns textos que podamos ver... isso nos coloca em situação de alerta, de atenção no que possa acontecer ao redor. Instinto de supervivência.
  3. Atenção na propia respiração. Profunda, relaxada... Essa última técnica é a mais típica, mas não quer dizer que não funcione. 

E pronto! Depois de fazer isso, a espiral de pensamento morreu. Quanto mais fazemos isso, antes faz efeito, e antes você lembra de fazer na hora que acontece. Você para de estar em algum outro lugar viajando e volta no momento presente.

Aliás, acho que cumple mais um objetivo. O controle da atenção é um "sincronizador" entre o mecanismo de percepção, a tomada de decisão e a execução motriz. Quanto mais no momento presente, melhor vão funcionar esses três sistemas por se mesmos, e e melhor vão se coordenar, conseguindo uma sensação de 'piloto automático', onde eu não preciso pensar pra fazer. Em definitiva, mais flow.

No hay comentarios:

Publicar un comentario